Análise SWOT
Uma das ferramentas básicas para desenvolver um planejamento estratégico é a análise SWOT.
Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats = Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.
Abaixo, exemplo de análise para uma empresa start-up de tecnologia da informação que visa, além do mercado interno, o mercado externo, também.
Análise de Ambiente Externo e Interno
1 – Análise do Ambiente Externo
Analisa-se as varáveis externas ao ambiente da empresa. Fatores como políticas governamentais, infra-estrutura, recursos logísticos, mercado, competidores, ambiente econômico, globalização, entre outros.
1.1 – Análise das Ameaças
- Mudanças na regulamentação de importação e exportação no âmbito governamental, tanto no país de origem como no país de destino;
- Ataques terroristas que prejudiquem o comércio internacional;
- Mudanças cambiais sensíveis;
- Entrada de concorrentes com o mesmo perfil;
- Diminuição do poder de compra dos clientes finais;
- Alteração na regulamentação, funcionamento e incentivos para empresários;
- Continuação da recessão no Brasil;
- Mudanças na política econômica no Brasil, exemplo: aumento de juros;
1.2 – Análise de Oportunidades
- Incentivos governamentais à exportação;
- Incentivos governamentais ao desenvolvimento de software;
- Viés de aquecimento do mercado interno;
- Conscientização do empresariado para explorar o mercado externo;
- Tecnologia disponível para viabilização do projeto;
- A integração do mercado global é irreversível;
- Negociações internacionais, em andamento, para diminuição das barreiras comerciais;
- Viagens do Presidente da República para aumentar a visibilidade e o comércio exterior do Brasil;
- Imagem externa do Brasil, não mais identificada como só ligada a futebol, carnaval e samba. Exemplo: Executivos Globais de primeiro escalão que são ou foram brasileiros, no Cibank, BankBoston, Nissan, IBM, Nações Unidas, etc.
2 – Análise do Ambiente Interno
No ambiente interno analisam-se os fatores internos do ambiente da empresa, tais como: recursos humanos, tecnologia, patentes, recursos financeiros, processos, experiencia dos gestores, processos organizacionais e produtivos, entre outros.
2.1 – Análise dos Pontos Fracos
- Necessidade do grupo se conhecer para avaliar personalidades e capacidades em regime produtivo de alta pressão e competitividade;
- Necessidade de desenvolvimento da tecnologia adequada ao projeto;
- Necessidade de recursos financeiros adequados à implementação do projeto;
- Adequar tempo de desenvolvimento às novas tecnologias que são lançadas;
- Alto custo da fase de implantação inicial do projeto, na sua fase de montagem da rede de clientes e fornecedores;
- Indisponibilidade, de tempo, do grupo, de dedicação integral ao projeto;
2.2 – Análise dos Pontos Fortes
- Expertise tecnológica em:
Vários participantes com mais de 15 anos de experiência em Tecnologia da Informação; - Expertise mercadológica:
Experiência em montagem de redes nacionais;
Experiência em negociações nacionais e internacionais;
Experiência de trabalhos no exterior, conhecendo hábitos e costumes;
Contatos em, pelo menos, 10 países;
Experiência em treinamento de vendas;
Experiência em desenvolvimento de novos mercados;
Experiência em relacionamentos comerciais de longo prazo;
Experiência de mais de 10 anos em sistemas de logística e distribuição; - Expertise Administrativa e Financeira:
Mais de 10 anos de experiência na condução negócios próprios;
Experiência na contratação e treinamento de recursos humanos;
Experiência na aquisição de produtos, serviços e desenvolvimento de fornecedores de produtos e serviços.
Após feito o levantamento de todos os fatores, preencher o quadro abaixo com os pontos principais.
Após a montagem do quadro, faz-se análise dos fatores encontrados, cruzando:
Pontos Fortes com Oportunidades > para potencializar as oportunidades de acordo com os pontos fortes da organização.
Pontos Fracos com Oportunidades > para fortalecer os pontos fracos de modo que se possam aproveitar as oportunidades.
Pontos fortes com Ameaças > para identificar modos de diminuir as vulnerabilidades utilizando os pontos fortes.
Pontos Fracos com Ameaças > para estabelecer um plano defensivo para evitar que as ameaças externas sejam potencializadas pelos pontos fracos.
Pontos fortres e fracos da globalizaçao.
Olá Ana Paula,
Muito interessante, a sua pergunta.
Só faltou dizer em que perspectiva.
Se é na visão de PMEs, de um governo, no ponto de vista social, econômico, educação, ou de empresas transnacionais, ….?
Abraço,
Mário
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Gostei muito, aprendi muita coisa e ajudou me para a elaboração de um trabalho.