Planejamento Estratégico

Quando se fala em planejamento estratégico, por vezes, se associa com papelada, teorias da velha escola, uma tarefa enfadonha e interminável, e assim por diante.

Mas na verdade é um procedimento natural e embutido nas atividades praticadas diariamente. Planeja-se o melhor percurso para ir ao escritório.
Planeja-se quando se vai às compras. Planeja-se as férias. E assim se faz com diversas outras tarefas e atividades diárias (profissionais e pessoais).

Com o planejamento estratégico, tem-se um ambiente alargado, um pouco mais de variáveis, uma linha de tempo mais expandida, metodologias específicas (ferramentas) e, geralmente, é preciso escrever. Mas isso continua sendo uma extensão, ou um aperfeiçoamento, do que se costuma fazer cotidianamente.

Continuando com o foco em pequenas empresas, o planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para evitar perder “o rumo no meio da caminhada”.

É como uma “bússola” e um “manual”, para ajudar os empresários a ultrapassar as fases iniciais de uma empresa e para ajudar a ir para o segundo nível e aumentar o negócio e resultados, para quem já está em operação.

Como o plano estratégico não é um documento estático, deve ser revisto e atualizado periodicamente. Na atualidade o ambiente negócios é extremamente rápido e mutável, seria uma utopia pretender definir um cenário de negócios para os próximos cinco anos (ou até três) e esperar que este esteja 100% correto, no futuro.

Quando se define (escreve) um plano estratégico, se está a organizar as idéias, define-se o objetivo empresarial, visão, missão, valores, metas, produtos, análise dos concorrentes, marketing e estratégia de vendas, números-chave, os recursos, os pontos de controle, viabilidade, custos, fluxo de caixa, necessidades financeiras, ponto de equilíbrio do negócio, e assim por diante.

Encerrando o Planejamento Estratégico, haverá o controle da situação e uma agradável sensação de missão cumprida.

O Plano Estratégico é uma referência e um documento para compartilhar com os parceiros e colaboradores para desenvolver sinergia, motivação e sincronicidade.

É um documento, que, se necessário, poderá ser apresentado ao gerente de conta bancária, em “maus tempos”.

É um conjunto de “ferramentas” já desenvolvido pronto para se utilizar e corrigir rapidamente qualquer desvio dos objetivos e planos originais, definidos no início da empresa.

Para ajudar a relembrar algumas ferramentas, abaixo está um link de uma apresentação em power point com os conceitos básicos para ajudar no desenvolvimento de um planejamento. Os slides estão em inglês, mas como são quase todos gráficos, mesmo quem não domine o idioma, vai encontrar alguns pontos interessantes (o arquivo está no site Box.net, será mostrada uma tela perguntando se quer executar o download).

Apresentação sobre conceitos de planejamento estratégico.

Anúncios

2 respostas para “Planejamento Estratégico”

  1. Coitado, todo esse tempo é ninguem comentou nada!!
    Adorei o seu blog e seu trabalho. Estou fazendo um trabalho sobre planejamento de uma PME na faculdade, e achei no seu trabalho a introdução que eu precisava para começar a parte do O Que fazer? Pode deixar que colocarei os creditos de acordo.
    Parabéns!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s