Estratégia de Globalização para PMEs

Lançamos um livro sobCopy of cover4-estrategiademundializacaore Estratégia de Mundialização – Globalização – para Pequenas e Médias Empresas, as PMEs.

Este livro foi escrito em parceria com um amigo, Mário Luís Magnani, e nosso objetivo não é oferecer uma “receita de bolo” ou algum plano estratégico, no sentido convencional ou acadêmico.

Nossa preocupação maior foi a de procurar desenvolver uma visão global, e sistêmica, para que o empreendedor possa ter uma noção do todo o ambiente que o envolve e das influências externas que direta e indiretamente afetam e afetarão, no futuro, o seu negócio.

Então, este livro, como se poderia classificar nas áreas de conhecimento? Em negócios? Em administração? Em acadêmico? Em auto-ajuda?  Em todas elas!

Neste projeto exercita-se a Transdisciplinaridade e a visão sistêmica da realidade.

O empreendedor, para seu sucesso, além de ter que ter claro o conceito de globalização e o conceito de empreendedorismo, deverá ter uma visão panorâmica do ambiente que o rodeia e conhecimento das várias ferramentas disponíveis para buscar e viabilizar o sucesso de seu empreendimento.

Para tal, é apresentado um histórico recente do processo de globalização, seguido por uma análise do desenvolvimento social e suas desigualdades. Na seqüência é apresentada uma crítica ao modelo econômico atual, seus desvios dos valores originais propagados e possíveis conseqüências futuras. Comenta-se sobre a Tecnologia da Informação e os sistemas utilizados atualmente, os principais processos atendidos e alguns problemas causados pela aplicação indevida de tais tecnologias. Oferece-se, passo a passo, uma sugestão de organização e de implementação de uma rede para os empreendedores, com indicação dos sistemas a utilizar, sua configuração, metodologia de implantação e indicações de ações para contornar os principais problemas que poderão surgir.

Encerra-se este livro com desenvolvimento de um mundo virtual, para exercitar os modelos mentais dos empreendedores e criar uma visão espacial e multidimensional do mundo em que os empreendedores estão inseridos,  permitindo, com este exercício, visualizar a causa e efeito de todas as ações ligadas, ou não, ao universo das pequenas e médias empresas.

Apesar de termos terminado este projeto – livro – no final de 2005, ele está, mais do que nunca, atualizado. Por exemplo, no Capítulo intitulado A Queda do Império, já tínhamos antevisto o que ocorreu no final do ano passado, 2008, isto é, a crise financeira americana que se propagou para o mundo inteiro. O que aliás, não precisava ser nenhum gênio, para sugerir que tal iria ocorrer…

Abaixo, está disponível um link para efetuar o download de um documento pdf (acrobat reader) com uma amostra do livro Estratégia de Mundialização para PMEs.

Neste arquivo encontrará o Índice, a Introdução, o primeiro capítulo que trata dos Aspectos Históricos da Globalização, a Conclusão e as Referências Bibliográficas utilizadas para desenvolver este projeto.

O link é do site Box.net onde se pode armazenar documentos e disponibilizá-los para download. Será mostrada uma tela onde terá: o nome do arquivo, um botão e pergunta se quer efetuar a descarga do arquivo.

O link para download de uma amostra do livro é: Estratégia de Mundialização para PMEs.

Se preferir, pode ler a amostra, on-line, no Scribd em: Estratégia de Mundialização para PMEs.

Ou, se desejar, o site onde está disponível para aquisição, é o Clube de Autores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s