O empreendedorismo pode, e precisa, usufruir das vantagens da globalização

A globalização adquiriu uma dinâmica que está a transformar o modo de desenvolver os negócios, assim como o desenvolvimento das organizações.

Novas formas de pensar e quebras de paradigmas fazem-se necessárias, para acompanhar a evolução do mundo contemporâneo.

Com a conectividade, a convergência tecnológica, o uso da internet, a reconstrução dos mercados e as estratégias de redes criam-se oportunidades para os pequenos empreendedores desenvolverem suas redes e participarem do mercado global.

Para tal, é necessário sedimentar conceitos como: globalização, estratégia, redes de negócios e visão sistêmica, e desenvolver um processo sistêmico de organização das redes de empreendedores.

Este processo se compõe de um estudo prospectivo dos arranjos produtivos locais (Clusters), a conscientização dos empreendedores, a formação destes, o processo de condução da implementação e o acompanhamento do desenvolvimento das redes.

Simultaneamente, pesquisas sobre os processos organizacionais do projeto, visão sobre o desenvolvimento de redes de negócios e sociais, aspectos dos benefícios sociais e educacionais que podem advir do desenvolvimento destas redes e estratégias de como potencializar o comércio entre os empreendedores e entre empreendedores e consumidores, devem ser efetuadas.

E, claro, todo este processo e conhecimento, concatenado durante o seu desenvolvimento, devem ser disponibilizados na rede, para a rede e em função da rede de empreendedores e negócios.

O modo mais eficaz de desenvolvimento é agregar coletivamente conhecimento e experiências da comunidade, criar conectividade/ relações/ contatos, trocar informações e oportunidades.

Um princípio básico da teoria de sistemas é que a analise/soma/resultado das partes (empreendedor) é diferente/menor do que a análise/resultado do todo (rede de negócios/empreendedores).

Isto é, a soma do resultado das atividades/ações individuais dos empreendedores será menor do que se trabalhassem em conjunto, criando um sistema maior e mais complexo, cujo resultado será maior do que a soma das partes.

Logo, os empreendedores podem, e precisam, usufruir das vantagens e do lado positivo da globalização, das redes de negócios e das novas tecnologias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s