O “Buy American” e o “Efeito Borboleta”

Parece que estão querendo testar a Teoria do Caos.

Os maiores evangelistas do mercado aberto estão, agora, tentando mudar as regras do jogo, mais uma vez, focando nos seus interesses e mercados. Na década de 80, Reagan e Thatcher foram os promotores globais de que todos os países deveriam abrir seus mercados, privatizar suas companhias públicas e deixar os mercados financeiros atuar livremente e globalmente.

O argumento e a teoria era de que quanto maior fosse a abertura, menor seria a diferença em ricos e pobres e que com o aumento da integração global dos mercados todos ganhariam diretamente e indiretamente. Na realidade, o que se observou, e já é consenso global, é que o ocorrido, foi justamente o inverso. Aumentaram as disparidades entre países ricos e países pobres.

Na época a dupla, Reagan e Thatcher, teve o apoio do FMI e do banco Mundial para reforçar a prática dessa politica neoliberal. Os países que recorreram ao FMI, pedindo recursos, foram obrigados a seguir as políticas econômicas determinadas pelo FMI para ter a possibilidade de acesso aos recursos demandados.

Os resultados, da aplicação dessas políticas, foram observados nas crises do México, Rússia, Ásia, Argentina e Brasil.

Agora, com o “Buy American”, o novo nome do protecionismo americano, qual será a mensagem que estão querendo passar?

Será: bom, nós estávamos errados, por décadas, com a política econômica neoliberal, o experimento não deu certo em vossos países, e como agora vocês não vão poder mais comprar nossos produtos, nós também teremos que limitar a entrada dos vossos em nosso mercado.

Ou será: bem, nós estamos mudando as regras outra vez, como fizemos na década de 70 com o “Nixon Shock”, quando os Estados Unidos, unilateralmente, acabaram com a conversibilidade dólar x ouro, isto é, o famoso padrão ouro, referência da moeda em relação ao ouro.

Ou será: nós esquecemos a história recente e o desastre que foi o “Hawkey-Smoot Tariff Act” nos anos 30, que aumentou as taxas sobre os produtos importados nos Estados Unidos, provocando uma reação de protecionismo em cadeia, e agravou a crise financeira global.

Ou será um pouco mais profundo e estão querendo reavaliar a Teoria do Caos e analisar se uma frase incoerente pode provocar um tufão do outro lado do mundo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s