EaD – Educação a Distância


Como a EaD, educação a distância, é um assunto fundamental para o Projeto Rede de Empreendedores, nesta página e subsequentes tratarei dos temas educação, e-learning, a socialização e desenvolvimento do conhecimento e, em especial, um ponto, no qual estou-me especializando,  que é o Design Instrucional.

Acredito que teremos mudanças radicais nos conceitos e nos modelos educacionais nos próximos anos, vários especialistas no assunto já o pregam, mas ainda não tive acesso à leitura de nenhuma proposta concreta ou de um caso de estudo da implementação de um modelo realmente inovador.

Independentemente desse fato, que o processo ensino-aprendizagem vai mudar, é inquestionável, agora, como? É a pergunta de um milhão de dólares…

No meio acadêmico existe uma grande resistência a essa mudança, por vários motivos. Existe a argumentação de que a qualidade diminuirá, que será difícil de avaliar o desempenho dos alunos, que facilitará a fraude, entre outros aspectos.

Quem trabalha na área de gestão conhece muito bem os problemas da Gestão da Mudança, dos entraves e reações contrárias a qualquer coisa que mude o status quo, que seja uma novidade e altere a rotina, que seja algo novo que possa gerar insegurança e provocar alguns erros novos, ou até, que no início dê mais trabalho sem compensação adicional e isso não agrada a muitas pessoas.

No meio acadêmico, não é diferente, como é natural.

O caso é que numa empresa lidamos com um universo restrito e, na realidade, na maioria das vezes dispensável ou controlável. Na pior das hipóteses fechamos a empresa e pronto! Capitalismo é isso!

No meio acadêmico, estamos indiretamente – ou diretamente –  influenciando milhões ou bilhões de seres humanos, definindo como, no futuro, essas gerações se comportarão e viverão. É muito sério este ponto.

Este vídeo no TED do Sir Ken Robinson (Schools kill creativity), – tem opção de legendas (subtitles) em português – talvez ilustre melhor a minha preocupação atual, com a educação.

Como um dos principais fatores que geram o encerramento prematuro de pequenas e médias empresas é uma falha de gestão ou falta de planejamento, a educação tem um papel fundamental para diminuir estas incidências. Este é um dos motivos para que a EaD, ou e-learning, tenha um papel fundamental, neste projeto.

Concomitantemente, eu vou querer atuar mais incisivamente nesta área, também, e ajudar a fazer esta revolução. Para tal estou-me preparando com afinco!

Entretanto, seguindo as premissas originais deste projeto, de que o conhecimento TEM QUE SER LIVRE, publicarei nestas páginas, e seguintes, matérias sobre educação, insights que ache pertinentes, e tendências e idéias que descubra durante as minhas pesquisas e estudos.

A primeira página, derivada desta, é sobre Biblioteca e Dicas sobre Educação e Design Instrucional.

Boa leitura e espero que possa contribuir para acelerar este processo de mudança, que já estamos atrasados…

Uma resposta para “EaD – Educação a Distância

  1. Pingback: EaD – Educação a Distância – Nova Página « - Empreendedorismo e Globalização – Projeto Rede de Negócios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s