EAD – Ensino à Distância – comentários

EAD – Ensino à Distância

Considerações Preliminares

Iríamos tratar deste assunto em etapa posterior deste projeto, mas devido aos recentes acontecimentos relacionados com a greve na Universidade de São Paulo, USP, e com um dos itens da pauta de reivindicações, que é pararem com a iniciativa estadual de acelerar a implementação do ensino à distância, chamado de UNIVESP, gostaria de tecer alguns comentários.

Um ponto crucial do projeto que originou este blogue – Rede de Negócios para Empreendedores -, é como disponibilizar o conhecimento para os empreendedores.

Nas Conclusões Preliminares, deste projeto, na terceira linha de pesquisa, é o aspecto educacional – explorando a vertente da educação à distância -, um ponto que considero fundamental e um possível multiplicador do fator de sucesso, tanto da própria rede, como dos empreendedores que dela participarem.

Para tal, iniciei a criação de conteúdo, antes mesmo de iniciar o desenvolvimento da rede, em si.

Conteúdo, este, que, inicialmente, é baseado nos artigos colocados neste blogue, e que, no futuro, com a participação de outros profissionais que se ofereçam como voluntários – assim como eu -, nós possamos gerar mais conhecimento, formatá-lo e disponibilizá-lo em forma de cursos, na Rede de Negócios para Empreendedores.

Comento tudo isto, porque venho, de longe, acompanhando o desenrolar da greve e dos problemas que vêm atingindo a USP e repercutindo em outras universidades.

Um dos itens da pauta de reivindicações é o não desenvolvimento do ensino à distância pela USP, isto é, a participação da USP no projeto UNIVESP.

Eu ia tecer alguns comentários sobre um documento que me indicaram em um blogue sobre a pauta específica contra o EAD (Ensino à Distância), mas não consegui encontrá-lo no site da ADUSP (Associação dos Docentes da USP), logo, não sei se procede sua origem e autenticidade.

Como é um documento sem assinatura de alguém que assuma a responsabilidade, e, basicamente, é um rol de “achismos” sem referências ou argumentos concretos, números ou estudos concretos sobre o assunto, vou só indicar o link e deixar público meu repúdio ao seu conteúdo, sem perder mais tempo com ele.

Para quem quiser: o link é relacionado ao DCE  da USP.
Link: http://geocities.yahoo.com.br/dcedausp/univesp/preliminares.pdf

No último final de semana, sábado, também li dois artigos na folha, primeiro caderno, pag. A3, Tendências/Debates, sobre o EAD e UNIVESP, um a favor e outro contra.

Não sou um evangelista contumaz em favor do EAD, mas tenho uma mínima percepção e análise do que está acontecendo em escala mundial. Também, tenho alguma experiência, no assunto, por ter efetuado alguns cursos utilizando o EAD, ter estudado algumas tecnologias relacionadas com EAD e acompanho, sem grande profundidade, o assunto há décadas.

A questão é polêmica, e sempre foi, e dá azo a várias distorções, tanto por quem oferece, como por quem utiliza os serviços. Aqui, a seriedade, ética e honestidade têm um papel fundamental, de ambos os lados, dos ofertantes e dos consumidores.

No entanto, é definitivamente um processo irreversível. Ponto final!

Endossando a última sentença enfática, à primeira vista parecendo radical, vou listar abaixo as universidades do mundo inteiro que estão apoiando o projeto Opencourseware , iniciado pelo MIT, Massachusetts Institute of Technology.

Creio que, com a lista abaixo, se esclarece porque acredito piamente, que o processo é irreversível e, também, permite que se tenha uma visão da tendência mundial, e para onde se está direcionando o ensino.

http://www.ocwconsortium.org/about-us/about-us.html

“OpenCourseWare Consortium is a collaboration of more than 200 higher education institutions and associated organizations from around the world creating a broad and deep body of open educational content using a shared model. The mission of the OpenCourseWare Consortium is to advance education and empower people worldwide through opencourseware.”
Australia
University of Southern Queensland

Austria
Klagenfurt University

Brazil
Fundação Getulio Vargas – FGV Online (Portuguese)
Uniso- Universidade de Sorocaba

Canada
Capilano University

Chile
Universidad de Chile

China
China Open Resources for Education (Chinese – Simplified,English)

Colombia
Universidad de Manizales
Universidad Icesi
Universidad Nacional de Colombia (Spanish)

France
Grenoble Ecole de Management (French)
Paris Tech (English,French)

Israel
The Open University of Israel

Japan
Doshisha University
Hokkaido University (English,Japanese)
Kagawa Nutrition University
Kansai University
Keio University
Kyoto Seika University (Japanese)
Kyoto University
Kyushu University (English,Japanese)
Nagoya University (Japanese)
Osaka University (Japanese)
Ritsumeikan University (Japanese)
Tokyo Institute of Technology (English,Japanese)
United Nations University
University of Tokyo
University of Tsukuba (Japanese)
Waseda University (English,Japanese)

Korea, Republic Of
Korea University (Korean)
Kyung Hee University

Mexico
Tecnologico de Monterrey (Spanish)
Universidad de Monterrey (Spanish)

Netherlands
Open University Netherlands (Dutch,English)
TU Delft

Peru
Universidad Nacional de Ingeniería

Puerto Rico
University of Puerto Rico (Spanish)

Saudi Arabia
King Fahd University of Petroleum & Minerals
King Saud University

South Africa
University of the Western Cape

Spain
OpenCourseWare Universia
Universidad Cadiz (Spanish)
Universidad Carlos III de Madrid
Universidad de Alicante (Spanish)
Universidad de Cantabria
Universidad de Murcia (Spanish)
Universidad de Navarra
Universidad de Oviedo (Spanish)
Universidad de Sevilla
Universidad de Zaragoza (Aymara)
Universidad Internacional de Andalucía
Universidad Nacional de Educacion
Universidad Politécnica de Cartagena
Universidad Politecnica de Valencia
Universidad Politecnica Madrid (Spanish)
Universidade de Santiago de Compostela (Galician,Spanish)
Universitat Autònoma de Barcelona
Universitat de Girona
Universitat Jaume I
Universitat Oberta de Catalunya

Taiwan
National Chiao Tung University
National Tsing Hua University
Taipei Medical University

Thailand
Thailand Cyber University

Turkey
Middle East Technical University (English,Turkish)

United Kingdom
Mathematical Institute, Oxford University
The Open University
The University of Nottingham

United States
College of Eastern Utah
Dixie State College of Utah
Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health
Kaplan Higher Education
Massachusetts Institute of Technology
Michigan State University
Tufts University
UC Berkeley
University of California, Irvine
University of Massachusetts Boston
University of Michigan
University of Notre Dame
University of Utah
Utah State University
Utah Valley State College
Weber State University
Western Governors University
Wheelock College

Affiliate Organizations
Chulalongkorn University (English,Thai)
Commonwealth of Learning (COL)
Connexions
Fahamu – Networks for Social Justice
GEM4
Novell, Inc.
OER Africa
OOPS
Vietnam Education Foundation

Deixe um comentário