Análise SWOT

Análise SWOT

Uma das ferramentas básicas para desenvolver um planejamento estratégico é a análise SWOT.
Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats = Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.
Abaixo, exemplo de análise para uma empresa start-up de tecnologia da informação que visa, além do mercado interno, o mercado externo, também.

Análise de Ambiente Externo e Interno

1 – Análise do Ambiente Externo
Analisa-se as varáveis externas ao ambiente da empresa. Fatores como políticas governamentais, infra-estrutura, recursos logísticos, mercado, competidores, ambiente econômico, globalização, entre outros.

1.1 – Análise das Ameaças

  • Mudanças na regulamentação de importação e exportação no âmbito governamental, tanto no país de origem como no país de destino;
  • Ataques terroristas que prejudiquem o comércio internacional;
  • Mudanças cambiais sensíveis;
  • Entrada de concorrentes com o mesmo perfil;
  • Diminuição do poder de compra dos clientes finais;
  • Alteração na regulamentação, funcionamento e incentivos para empresários;
  • Continuação da recessão no Brasil;
  • Mudanças na política econômica no Brasil, exemplo: aumento de juros;

1.2 – Análise de Oportunidades

  • Incentivos governamentais à exportação;
  • Incentivos governamentais ao desenvolvimento de software;
  • Viés de aquecimento do mercado interno;
  • Conscientização do empresariado para explorar o mercado externo;
  • Tecnologia disponível para viabilização do projeto;
  • A integração do mercado global é irreversível;
  • Negociações internacionais, em andamento, para diminuição das barreiras comerciais;
  • Viagens do Presidente da República para aumentar a visibilidade e o comércio exterior do Brasil;
  • Imagem externa do Brasil, não mais identificada como só ligada a futebol, carnaval e samba. Exemplo: Executivos Globais de primeiro escalão que são ou foram brasileiros, no Cibank, BankBoston, Nissan, IBM, Nações Unidas, etc.

2 – Análise do Ambiente Interno
No ambiente interno analisam-se os fatores internos do ambiente da empresa, tais como: recursos humanos, tecnologia, patentes, recursos financeiros, processos, experiencia dos gestores, processos organizacionais e produtivos, entre outros.

2.1 – Análise dos Pontos Fracos

  • Necessidade do grupo se conhecer para avaliar personalidades e capacidades em regime produtivo de alta pressão e competitividade;
  • Necessidade de desenvolvimento da tecnologia adequada ao projeto;
  • Necessidade de recursos financeiros adequados à implementação do projeto;
  • Adequar tempo de desenvolvimento às novas tecnologias que são lançadas;
  • Alto custo da fase de implantação inicial do projeto, na sua fase de montagem da rede de clientes e fornecedores;
  • Indisponibilidade, de tempo, do grupo, de dedicação integral ao projeto;

2.2 – Análise dos Pontos Fortes

  • Expertise tecnológica em:
    Vários participantes com mais de 15 anos de experiência em Tecnologia da Informação;
  • Expertise mercadológica:
    Experiência em montagem de redes nacionais;
    Experiência em negociações nacionais e internacionais;
    Experiência de trabalhos no exterior, conhecendo hábitos e costumes;
    Contatos em, pelo menos, 10 países;
    Experiência em treinamento de vendas;
    Experiência em desenvolvimento de novos mercados;
    Experiência em relacionamentos comerciais de longo prazo;
    Experiência de mais de 10 anos em sistemas de logística e distribuição;
  • Expertise Administrativa e Financeira:
    Mais de 10 anos de experiência na condução negócios próprios;
    Experiência na contratação e treinamento de recursos humanos;
    Experiência na aquisição de produtos, serviços e desenvolvimento de fornecedores de produtos e serviços.
     
    Após feito o levantamento de todos os fatores, preencher o quadro abaixo com os pontos principais.

SWOT

 

Após a montagem do quadro,  faz-se análise dos fatores encontrados, cruzando:

Pontos Fortes com Oportunidades > para potencializar as oportunidades de acordo com os pontos fortes da organização.

Pontos Fracos com Oportunidades > para fortalecer os pontos fracos de modo que se possam aproveitar as oportunidades.

Pontos fortes com Ameaças > para identificar modos de diminuir as vulnerabilidades  utilizando os pontos fortes.

Pontos Fracos com Ameaças >  para estabelecer um plano defensivo para evitar que as ameaças externas sejam potencializadas pelos pontos fracos.

About these ads

4 Respostas para “Análise SWOT

  1. Pontos fortres e fracos da globalizaçao.

    • Olá Ana Paula,

      Muito interessante, a sua pergunta.
      Só faltou dizer em que perspectiva.
      Se é na visão de PMEs, de um governo, no ponto de vista social, econômico, educação, ou de empresas transnacionais, ….?
      Abraço,
      Mário

  2. Faça comentários sobre o mundo dos negócios com enfoque no planejamento estratégico com uma visão sistêmica na atual conjuntura globalizada. Conto com sua colaboração. Grata!

  3. Gostei muito, aprendi muita coisa e ajudou me para a elaboração de um trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s